domingo, 3 de agosto de 2008

Dando beijo e passando a lixa


Se alguém verdadeiramente te ama, saiba que esse alguém irá te confrontar; irá te forçar a ser uma pessoa melhor, antes de desejar que você saiba mais da bíblia. E finalmente, se prepare: porque uma pessoa que nutre tal amor por você também demonstrará isso através dos atritos.

Quer saber quem te ama ? Observe quem está próximo e sempre te dá apoio, atenção, é generoso, mas note: se essa pessoa não anda pegando no seu pé, questionando seus comportamentos, sua idéia, suas convicções, a maneira como você vive na sua casa, o jeito que você administra seu patrimônio, ou nunca lhe chama atenção acerca dos seus procedimentos, saiba que é dada toda a permissão para questionar se a palavra mais apropriada para esse relacionamento é amizade ou, mais grave ainda, amizade permeada com amor.

Meu crescimento acontece(u) assim. Não em ambientes eclesiásticos, porque esses não curam; eles são a enfermaria, mas se não tiver um médico ou um enfermeiro disposto a arregaçar as mangas você morre no leito. Mas veja bem: eu estou vivo hoje para contar essa história. E se eu estou assim, não tenha dúvidas, conheci ótimos médicos, como o querido irmão e amigo Nelson Massambani. Esse me deu atenção extra: Cuidou, gritou, esbravejou, questionou e sobretudo amou ! Meu único arrependimento na relação que tivemos ao longo dos anos foi não tê-lo ouvido mais !

Por isso certa vez coloquei aqui um post dedicado aos valiosos amigos de Fortaleza: eles me amaram, e eu a eles. Estou a 4.700 km de distância deles, mas vou continuar dizendo até o dia da minha morte que eu amo, amo e amo. Porque eu sei e creio que a intensidade de nossa relação será conhecida e almejada pelos meus filhos, de maneira que eles construirão um ciclo que deverá se repetir pelas gerações seguintes de minha família, que tranquilamente será reconhecida por ser um povo relacional e amoroso. Não é utopia, é uma realidade levada adiante por pessoas que amam e se atritam conforme provérbios, que diz que como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo.

Só Deus sabe o quanto nos atritamos com nossos amigos, e quantas pessoas dura e extremamente confrontadas por nós nos amam ! Isso sim é um grande milagre de Deus !

Essa é a relação que eu e minha esposa temos para conosco e para com nossos amigos. Não somos quebra-galho, pessoas de favores ou prestativas. Nós não queremos servir mais ninguém, nem pessoa, nem igreja, nem Jesus ! Queremos ser amigos. Porque se eu não souber a seu respeito e você não souber a meu respeito, passaremos um longo período nos servindo mutuamente, e no final ainda não seremos amigos; quando você ficar doente eu o ajudarei, quando eu precisar de dinheiro você me dará, cumprindo assim um protocolo que o próprio Jesus não pregou. Não pregou ! Porque ele mesmo disse, em João, que "já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer."

Espero sinceramente, que possamos perder o medo de nos relacionarmos, nos envolvendo, amando e atritando cada vez mais, produzindo cada vez mais cura para esse mundo tão doente.


Nenhum comentário: