sábado, 24 de janeiro de 2009

A Palavra é viva. Dê uma chance a ela!

Uma pessoa, com um Novo Testamento nas mãos, sabendo ler e tendo bom coração, não precisa de quase nenhuma ajuda para entender, especialmente se não tiver algum religioso por perto para explicar.

O que mais atrapalha na leitura da Bíblia, depois do fato que as pessoas não sabem ler; digo ler mesmo — é a "explicação dos interpretes oficiais".

Papai creu lendo sozinho o livro de Hebreus, e cresceu na fé e no conhecimento apenas lendo a Bíblia!

Meses depois é que começou a ler os teólogos reformados, mas nunca de modo acrítico. Chegava mesmo a dizer: "Que pena! Homens tão eruditos, mas sem fé e sem entendimento espiritual!"

O fato é que o espírito Católico antigo, que proibia a leitura da Bíblia e que assegurava que os "leigos" não conseguiriam entender a Bíblia lendo-a sem "assistência", continua vivo, não como proibição à leitura da Bíblia, mas sim como a crença generalizada entre os "crentes" que, sem um sacerdote, pastor ou entendido, ninguém consegue ler e entender a Bíblia sozinho.

Assim, Bíblia sem comentário é bobagem!

E mais:

As pessoas não lêem mais a Bíblia, preferindo ouvir alguém falar [supostamente] sobre um texto e explicar.


Desse modo, proliferam os livro-Bíblia, mas o povo fica cada vez mais ignorante da Palavra!


Todos têm Bíblias; Bíblias de todos os tipos, com todas as letras, e com todo tipo de comentário. Têm a Bíblia, o livro, mas não o lêem; e, quando o fazem, quase sempre é seguindo alguma cartilha ou manual.


Neste ano de 2009 tenho uma proposta a fazer a você:


Leia o Novo Testamento várias vezes este ano!


Leia sozinho; sem ajuda; sem comentário; sem livro de apoio; sem "doutrinação"; sem a indução de um "interprete"...


Sim! Faça isto; e, depois, me diga se você não cresceu sozinho tudo o que antes era algo ainda distante ou desconhecido por você!


Não deixe que o gargalo da religião e de seus controles e induções impeçam sua compreensão simples da Palavra.


João disse:


"Vós tendes a unção que vem do Santo, e não precisam de que ninguém ensine a vocês!"


A leitura da Escritura, acompanhada de um coração simples e cheio de fé, entende sempre; e, quase sempre, melhor do que os teólogos cultuadores de conflitos e de informações áridas e divorciadas da simplicidade da fé em Jesus.


Dê uma chance simples ao Espírito Santo de ser seu Mestre da Palavra!



Nele, que é a Palavra e é sua chave de interpretação,



Caio

2 comentários:

Walter Cruz disse...

Li esse texto do Caio no site dele. Esse ano comprei uma Bíblia (hehehe, como bom crente que sou, Bíblia não me faltava em casa, só me faltava a minha ;)) . Que Deus nos ajude a lermos e entendermos! Abraço!

Dudu Bandeira disse...

Amém, Walter. Que nossos corações possam estar puros, nossos ouvidos limpos e nossos olhos sem contaminações de teologias estranhas, para então podermos entender e viver com mais intensidade as boas novas !